Levada das 25 fontes / levada do risco

Vir à ilha da Madeira e não fazer uma incursão pelas levadas é algo que não me tinha passado pelo pensamento, pelo que a nossa primeira caminhada tinha de contemplar uma levada.
A opção, para um passeio com toda a família, recaiu no PR6 da Levada das 25 fontes.




Existem várias opções para começar a caminhada, podemos deixar o carro junto à estrada cá em cima, ou descer até ao Rabaçal, onde temos então o inicio do trilho.



Não existe possibilidade de vir até ao inicio do trilho de carro, mas existem pequenas carrinhas que efetuam o transporte até ao inicio do percurso, ou quando se termina, desde o Rabaçal até ao estacionamento.
Optámos por ir a pé até ao inicio do percurso, o que não é má hipótese, uma vez que é sempre a descer. Depois, no regresso, com o cansaço de alguns elementos, e para rentabilizar mais o tempo, optámos pelo regresso em transporte, nas carrinhas do Município.
O preço não nos pareceu desajustado, e assim poupa-se algum tempo, até porque já tínhamos visto a paisagem a descer.
O percurso, no seu inicio também tem várias hipóteses para começar, trata-se de um caminho típico em que vamos, numa primeira parte junto à levada, mas rodeados de árvores típicas desta zona, e com possibilidade de progredir com calma, uma vez que dá para vários caminhantes seguirem lado a lado.






Quando chegamos à primeira cascata, aí temos de nos reorganizar, uma vez que partir daqui vamos ter de seguir em fila indiana, e aguardar pela passagem dos caminhantes que vêm em sentido contrário, pois os espaços para passagem é muito limitado, e para baixo existe sempre um precipício, que deve ser encarado com muito cuidado, apesar de na maior parte do caminho existirem proteções.




Vamos rodeando os montes, sempre com a levada, com água a correr ao nosso lado, até que após uma grande caminhada chegamos à Lagoa das 25 fontes. Local muito interessante, onde temos um grande aglomerado de turistas a observar o local, e também se pode observar as águas a cair da montanha.
Diz que, segundo lendas, "Na lagoa das 25 Fontes, formada pelas águas que descem do Paúl da Serra e que aparecem por detrás da parede que a forma, onde se poderá contar mais de 25 fontes. Conta a lenda que quem aqui mergulhasse não mais apareceria à superfície, tendo tal acontecido a um inglês que quis quebrar a superstição e jamais foi encontrado."






O regresso até ao Rabaçal é feito pelo mesmo caminho, mas antes de regressar ao ponto inicial, vale a pena andar um pouco, pela levada mais acima, a levada do Risco, até à cascata, onde temos um miradouro fantástico. A levada continuava para além da cascata, mas atualmente, talvez devido a derrocadas, encontra-se vedado o acesso para além da cascata.



Este percurso é simples, e o caminho é sempre feito com espaço suficiente para várias pessoas caminharem lado a lado.
Observar bem a paisagem verdejante, as montanhas imponentes em redor, e as aves que estão muito adaptadas a todos os visitantes, aproximando-se, como se nos viessem presentear para ficar na nossa fotografia.


Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais