Aventura no Piódão V ... A caminhada - 2017 (um resumo)



A “aventura no Piódão” completou este ano 5 edições, com um número de participantes muito assinalável. Desta vez não se resumiu a um evento de geocaching, mas também teve uma vertente muito forte de caminhada.


Quando tirámos a fotografia de grupo, nas escadas que vêm da igreja tivemos logo uma perceção de que o número de participantes seria grande, pois estavam todas preenchidas com pessoas.
A tarefa seguinte consistiu em dividir os participantes em 2 grupos, sendo que iriamos agora ter dois caminhos:
                - 7Km
Powered by Wikiloc
                Este percurso vai pela margem esquerda da Ribeira do Piódao, descendo junto a uma levada, passando por pequenas pontes de pedra, ou mesmo observando os socalcos abaixo.
                As vistas aqui são de maior proximidade, apesar de ser também possível ver o caminho do outro lado da ribeira, o mais interessante está mesmo junto ao caminho.




                Antes de se alcançar a aldeia de Foz de Égua temos a parte mais complicada do percurso, embora que sendo feita desta forma não é difícil, pois é descer, embora ingreme a descida.
                A vista para Foz de Égua é uma das atrações da caminhada, com as pontes de pedra sobre a ribeira, ou mesmo a ponte suspensa, ou o santuário um pouco mais acima.





Finalmente há o regresso pelo PR2.1




                -10km
Powered by Wikiloc
                Em termos de evento, este ano foi a estreia, para nós, deste caminho. Parte-se pela margem direita da ribeira, mas começa-se, logo após o cemitério, a subir para Chãs de Égua. Vamos passando por caminhos que nos dão uma vista panorâmica para toda a Serra, ou para as aldeias lá em baixo.






                Depois de mais algumas subidas passamos por Chãs de Égua, onde também temos algumas casas de xisto. A partir daqui é quase sempre a descer, por caminhos que nos fazem passar por mais 2 pequenos aglomerados de casas, por três pontes de pedra que permitem ir passando a ribeira de um lado para o outro.






O destino é Foz de Égua, que é alcançada desta vez pela parte de cima, junto à ponte suspensa.

Em ambos os grupos tínhamos um grande conjunto de pessoas, e tínhamos também locais de interesse muito relevantes.



O objetivo passava por chegar em horários semelhantes a Foz de Ègua, mas verificou-se que os participantes não tinham um andamento homegéneo, o que levou a que um dos grupos ficasse muito para trás…



Depois de almoçar e visitar Foz de égua faz-se o regresso à aldeia do Piódão, onde somos recebidos na praça, e temos as esplanadas para desfrutar do bom tempo, provar os típicos licores, ou comprar uns souvenirs desta aldeia histórica.




Apesar de quase tudo ter corrido como desejado, não foi possível estar presente, ou dar uma palavra a todos os participantes, o que nos faz pensar que talvez, e dado o cariz de total carolice na organização destes eventos, que o melhor será pensar em ter grupos mais pequenos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais