Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

O percurso que nos leva da Lagoa Comprida, um dos locais mais visitados na Serra, para quem vem de Seia, e tem como destino a Torre, o ponto mais alto, até à Lagoa dos Conchos, está hoje em dia cada vez mais popular, sendo percorrido diariamente por muitos entusiastas, com o objetivo de chegar ao local onde temos um “funil”, que nos aparece algo inesperadamente na paisagem e nos faz questionar a sua origem ou a sua função, mas para ambas existem explicações.

Os vídeos obtidos através dos atualmente famosos drones vierem dar uma nova perspetiva a este local e a curiosidade ficou mais latente, fazendo com que mais de nós vamos tentar chegar ao ponto  No entanto, apesar de ser um percurso, para quem anda habituado a caminhar um bocadinho, muito simples, quer pelo nível de elevação, quer pelo piso, não deixa de ser uma caminhada na Serra, pelo que devemos sempre ter em atenção as condições climatéricas, e a extensão do percurso, em que ir e voltar ficam por volta dos 9Km (indo pelo caminho mais curto). Durante esta nossa caminhada não podemos deixar de conservar alguns curiosos que se aventuravam sem o equipamento apropriado. E quando me refiro a equipamento não é nada de especial, um bom calçado, e uma roupa adequada, nada mais… mas com sapatos e roupa de “domingo”, é mais complicado.

Começamos por deixar as viaturas automóveis junto à Lagoa Comprida, no estacionamento que aí se encontra, e depois é começar a subir um pouco, pelo estradão que segue junto à Lagoa Comprida, e que mais à frente nos permite ver com mais detalhe a extensão deste grande lago artificial.
A primeira paragem consiste num ligeiro desvio, para a esquerda do percurso, que nos leva a um ponto onde temos uma vista abrangente para as Lagoas do Covão do Curral e do Covão do Forno. Não se perde muito tempo, e ganha-se imenso com esta saída do estradão, pelo que não se deve evitar este desvio. Quem tiver interesse no geocaching, aqui também pode encontrar uma geocache.
Retomamos o nosso percurso, de volta ao estradão, sempre com a lagoa do lado direito, e grandes pedregulhos do lado esquerdo.



Se o percurso for efetuado no inverno, do lado direito, entre a estrada e a Lagoa comprida podemos observar algumas pequenas lagoas, na sua maioria completamente geladas.


Caminhando um pouco mais, chegamos a um local que se assemelha a uma grande eira, mas aqui com grandes pedras, que chamei de Aglomerado de grandes pedras, mas não sei se existirá algum nome especifico para este local, no entanto é um ponto de grande interesse, dada a peculiaridade da disposição destas enormes pedras, que ali foram parar apenas por intervenção da natureza.



Logo a seguir chegamos a um ponto onde o estradão fica mais difícil, mesmo para veículos 4x4, onde se localiza uma casa com vista para a Lagoa Comprida, e onde é possível encontrar um ou outro jipe parado, mas a partir daqui não me parece muito simples a passagem, embora, para um bom especialista da condução destes veículos talvez seja possível prosseguir. Não sei se a casa tem alguma utilização especial, se é uma propriedade privada, mas que tem uma localização fantástica, lá isso tem.



O percurso a partir daqui é a subir um bocadinho, com alguns pedregulhos no estradão, e no inverno com algum gelo. Chegamos ao ponto mais alto, e aí, do lado esquerdo, encontramos mais uma pequena lagoa, esta quase completamente gelada, que oferece uma paisagem fantástica, mas é preciso ter cuidado para não molhar os pés, pois com o gelo a derreter, tudo é possível.



Andando um bocadinho, e estamos lá em cima, com vista para a Lagoa do Covão dos Conchos, mas o grande ponto de referência ainda se encontra escondido deste ponto, no entanto, a imagem em 360º é muito bonita. Vi que houve aqui quem escolhesse o caminho a direito até à Lagoa, e é possível, mas vai-se pelo meio do mato… é uma opção. Nós optámos por voltar ao estradão, o caminho foi um bocadinho mais longo, mas demoramos quase o mesmo tempo.


Antes de chegar à Lagoa dos Conchos, ainda tive a oportunidade de encontrar uma geocache, que se encontra no cimo de uma pequena elevação, com uma vista interessante, e que serve para marcar este lado da Lagoa.


Finalmente, o destino é um ponto onde temos outra cache, mas que assinala o “funil”, construído nesta lagoa, que leva a água em excesso para a Lagoa Comprida, e que com o tempo se tem vindo a tornar num ponto de interesse desta Serra.



Umas fotos junto ao funil, e é tempo de retornar. O caminho de regresso foi efetuado pelo mesmo estradão, agora num ritmo mais acelerado, mas sempre apreciando as belas paisagens da Serra da Estrela.





No Inverno devemos ter todos os cuidados, tanto com a neve, como com o gelo que pode dificultar a progressão. No verão deveremos ter em atenção que não há sombras neste caminho, e o sol é forte por aqui.





Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais