PR6 - Trilho dos Amiais

O trilho dos Amiais é um percurso muito interessante, que tem inicio em Couto de Esteves, Sever do Vouga, com alguns pontos de interesse muito relevantes.


Começamos o percurso junto à Igreja de Couto de Esteves, local por si só muito interessante, dada a arquitetura e história que encerra.

Andamos um bocadinho pelas ruas da aldeia, até que começamos a descer por entre alguns campos agrícolas, que inicialmente nos fez desconfiar se o caminho seria mesmo por ali, ou se estaríamos enganados no percurso. Mas não, estávamos certos, e está tudo bem assinalado, com a indicação de por onde se dever ou não ir.



Continuamos a descer até encontrarmos um percurso de terra batida, que nos vai levar a uma primeira passagem junto ao rio Gresso. Curso de águas límpidas e muito agradável, embora na época do ano em que foi realizada a caminhada (janeiro) não convide muito a molhar os pés.







Após passarmos o rio, por um pequeno pontão (para chegarmos aqui, num cruzamento anterior tivemos que optar por uma variante do percurso), começamos a subir, por entre um arvoredo, e começa-se a ouvir as águas a passarem lá em baixo.


Passamos junto a uma casa, que me pareceu abandonada, e o caminho é ainda um bocadinho mais a subir, por entre alguns trilhos no meio das árvores. Mais à frente encontramos novamente alguns caminhos em estrada de terra batida.






Um casario fica no nosso caminho, já em rota descendente. Aqui andamos um pouco às voltas para ir descendo até encontrarmos outra vez cá em baixo o rio pelo qual havíamos passado anteriormente. Nova pequena ponte permite-nos passar para outro lado.





A localidade que se segue tem uma eira onde se encontram vários espigueiros, com uma dimensão reduzida comparativamente com os existentes mais a norte, no Minho, mas muito bem preservados e ainda utilizados pelos habitantes locais para colocarem as espigas de milho. É sem dúvida um dos pontos altos deste percurso, que por si só vale bem a pena a visita.







A partir daqui o caminho é feito a subir, primeiro em carreiros, por entre algum arvoredo, e depois voltamos novamente aos campos agrícolas, até chegarmos finalmente a Couto de Esteves, junto à Igreja.









O percurso é pequeno, mas muito interessante! Para os apreciadores de geocaching, também é possível encontrar por aqui escondidos alguns “tesouros”.



Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão