PR2 (PMS) Arco da Memória

Percurso interessante, na Serra de Aire e Candeeiros, numa zona onde é predominante a paisagem formada por rochas calcarias.



O percurso teve inicio junto à Igreja do Arrimal, onde nos reunimos com o restante grupo de participantes.


Os primeiros passos são efetuados dentro da povoação de Arrimal, onde começamos a subir um pouco, por carreiros e estradões de terra. Deparamo-nos com alguns algares, que devem abordados com cuidado, embora a entrada não parecesse simples, a curiosidade ou a expectativa de encontrar uma geocache, sem das devidas precauções e material adequado, podem não corresponder às melhores expectativas. Nesta caminhada passámos junto a um, que vimos de fora, mas evitamos uma abordagem.



Depois seguimos um pouco mais para cima, por entre caminhos com poucas árvores mas onde podemos observar o que resta de alguns moinhos, que outrora devem ter dado uma vista agradável á paisagem, mas que agora não tem mais do que as paredes e o formato típico em forma de cilindro. Talvez para aproveitar e substituir as velas dos moinhos, que agora estão em falta, temos as pás das grandes torres eólicas, que se vão movendo em redor.


Andando um pouco mais chegamos ao “Arco da Memória”, que se encontra situado na encosta sudoeste do Cabeço Gordo, praticamente coincidente com os limites administrativos que separam os concelhos de Porto de Mós e de Alcobaça. o Arco da Memória constitui, ainda hoje, uma referência importante para as populações e um ponto notável na paisagem serrana. Segundo inscrições no colo da cimalha, hoje desaparecidas, foi mandado erguer por D. Afonso Henriques em cumprimento do voto de fundar um convento aos Bernardos, aos quais doaria todas as terras que se avistassem daquele local até ao mar. É um local onde todos os que por aqui passam, param um momento, e fazem a devida pose para tirar uma foto com este pequeno arco em fundo.




Seguimos agora na busca de uma das caches mais antigas desta zona, e que faz referência a este mesmo Arco da Memória.
Depois o percurso vai em direção às torres eólicas, mas trata-se apenas de vir conhecer este lado da Serra, que permite também uma vista interessante. No entanto há que voltar para trás, e retomar o caminho.




Damos algumas voltas, e a certa altura há que subir em direção ao Vértice Geodésico que se encontra no topo. Um ponto elevado com uma vista excelente.

A partir daqui vamos começar a nossa descida, em que se abandonam os estradões, e se começa a utilizar os pequenos carreiros, onde é necessário muito cuidado a descer, para evitar as quedas. É dos locais mais interessantes em termos de vegetação, pois tem um conjunto de arvores muito interessantes, permitindo ter alguma sombra durante o percurso. O verde é também uma constante no tronco das árvores.




Finda a descida, passamos por entre algumas casas, andamos um pouco mais, e fazemos uma breve passagem pela Igreja Velha, até retomar o caminho até ao ponto onde se iniciou a caminhada.




Ao contrário de outros percursos em Serra, aqui não temos cursos de água, nem uma grande vegetação, que permita a sombra ao longo da maior parte do percurso, mas existem sem dúvida outros pontos de interesse, que pela sua diferença tornam estes caminhos numa caminhada simples e agradável.



Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR2 AGN Percurso Pedestre Os Povos das Ribeiras de Piodam