Drave!

A magia desta aldeia começa quando temos acesso a algumas histórias dos últimos residentes que por aqui habitaram, pela forma como o acesso é efetuado, havendo sempre, mesmo sempre, a necessidade de percorrer pelo menos uma parte (maior ou menor, de acordo com o tipo de transporte) do caminho a pé. No nosso caso, partindo de Regoufe, foram cerca de 4Km para cada lado.




Tento imaginar como seriam as paisagens aqui existes previamente ao grande incêndio que assolou esta zona em 2016, mas é complicado. As serras encontram-se agora todas despidas de vegetação, existindo ainda alguns pontos verdes, junto ao rio, que foram resistindo. Mas, mesmo sem a vegetação, pela forma, pela rudeza do terreno, são paisagens que nos ficam na memória.




O caminho, para Drave, faz-se sem grande dificuldade, sendo mais complicado o regresso (é mais a subir). A aldeia, atualmente base nacional para os escuteiros, e sempre com a sua presença por lá, está abandonada, quase que totalmente em ruinas, mas com algumas casas a ganhar vida devido à intervenção dos escuteiros, que apenas com o seu trabalho vão tentando dar vida a este local.





A agua que por aqui passa, oriunda de dois pequenos rios, transparente, e com algumas quedas de água, transforma esta aldeia ainda num local mais mágico. Num dia de verão a passagem por cá tem tudo para ser memorável.
Passando por aqui fica a vontade de voltar novamente, porque ainda há muito, por estas montanhas, para se descobrir.







Compreende-se que ninguém hoje em dia é obrigado a passar por privações ou viver com mais condicionantes, forçando a sua residência em locais remotos como este, mas é de lamentar que as “Draves” deste Portugal aumentem, e de forma exponencial, uma vez que em muitas aldeias restam apenas pessoas de maior idade, levando ao aparecimento de grandes zonas despovoadas, e onde a beleza natural é deslumbrante.







Não sei de uma formula para enviar de volta a todos para criar aldeias mais povoadas, libertando também o excessivo povoamento das zonas mais junto ao litoral, mas era importante tentar preservar os locais que são "mágicos", e é uma pena chegar e cada vez encontrar menos gente...











Powered by Wikiloc

Finalmente, um percurso no cimo do monte que se encontra pertinho de Regoufe, onde foi necessário caminhar, subindo, até chegar ao vértice geodésico que aí existe, e encontrar a cache que nos foi proposta neste desafio.


Powered by Wikiloc


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR2 AGN Percurso Pedestre Os Povos das Ribeiras de Piodam