PR2 – TBU – Caminho de Xisto de Sevilha

Percurso com inicio na aldeia de Sevilha, junto à antiga escola primária, com uma vista fantástica para o rio Cavalos, para o casario, e para os campos agrícolas que se encontram lá em baixo.

Descemos em direção ao rio, onde temos um açude e uma ponte muito interessantes, bem como alguns antigos moinhos, que atualmente é provável que sejam mais parte de um cenário muito bem montado, pois algumas das mós que antigamente fizeram o seu trabalho estão agora nas margens do rio.

Passa-se pelo meio da aldeia, mas pouco depois estamos num pequeno caminho que leva por entre campos agrícolas, os mais perto do casario ainda cultivados, ou então servem de local para pastagem de algum gado ovino e caprino.

Caminhamos depois por carreiros junto ao rio, que foi recentemente alvo de alguma limpeza, mas trata-se de um pequeno rio, com pouca água, e pouca profundidade, e agora, com algumas árvores desbastadas junto do mesmo, com uma vista mais abrangente para ambas as margens.

Enquanto se caminha junto ao rio há que ter em consideração as marcações, nem sempre muito visíveis, até se chegar a um ponto em que os carreiros dão lugar a um estradão, e nos afastamos do rio, subindo para o monte, numa subida muito acentuada, por entre mimosas.

Lá em cima é ir caminhando pelos estradões até chegar a uma velha casa abandonada, onde já se tem uma perspetiva do rio mondego que se aproxima.

Depois é continuar a seguir as marcas, e descer para uma das zonas mais bonitas de todo o percurso. Aqui vamos por carreiros por entre pedras e uma vegetação singular, até que começamos a subir para a Pedra da Sé, que se trata de um aglomerado de granito, de grandes dimensões, e com uma vista privilegiada para o rio mondego, que passa mais abaixo.

Vale a pena esperar um pouco nesta zona, tirar umas fotos e apreciar o local. Por aqui perto, na parte do acesso temos ainda uma antiga estrada romana, bem assinalada e com toda a informação para quem por aqui passa.

A partir daqui não há mais que enganar, o caminho é sempre feito por estradões até voltarmos a Sevilha e terminarmos a caminhada.