Caminho de Xisto da Benfeita

Em 2017 vamos fazer a 3ª edição do evento que assenta numa caminhada pelo percurso PR1 –AGN.


Tal como nos dois primeiros, existem vários objetivos e vários interesses nos participantes, sendo que o mais abrangente é o interesse por caminhar em locais que proporcionam bons momentos de contacto com a natureza. Para além de caminhar ao longo do percurso, existe ainda a possibilidade de participar numa pequena caça ao tesouro, geocaching, embora seja uma atividade integrada, é opcional.

O percurso terá inicio na aldeia da Benfeita, onde tomaremos o caminho, em pequenos carreiros que passam junto a campos de cultivo desta aldeia, e por quase 2Km é esta a paisagem que nos é oferecida.




O primeiro ponto de interesse corresponde a um velho moinho, junto a uma pequena queda de água, e aí muda um pouco o percurso, pois é feito em cima de umas construções de pedras, até chegar a uma íngreme subida, feita de escadas de xisto.




Vai-se subindo, passando por entre velhos castanheiros, que dão uma cor fantástica a esta zona.

Passamos por mais algumas quedas de água, e por subidas íngremes, mas sempre bem transitáveis. Esta será a parte mais difícil, e uma das mais bonitas de todo o caminho.










Já lá em cima, junto à estrada, vamos em direção a Sardal, onde passamos pela aldeia, de pequena dimensão, e onde não fazemos normalmente qualquer paragem, pois não costuma existir aqui qualquer estabelecimento comercial que nos proporcione algo de interesse.





A partir da aldeia de Sardal, é sempre a descer, por entre carreiros, e por uma vegetação muito verdejante. Ainda é um caminho grande, mas muito interessante, que nos leva até ao ponto de interesse mais relevante de todo o percurso, A Fraga da Pena, uma cascata que contém sempre água corrente, e que normalmente serve de poiso para o almoço.







Após algum tempo a fotografar e apreciar a Fraga da Pena, partimos por entre pinhais para Pardieiros, mais uma pequena aldeia, situada antes da Mata da Margaraça, e que nos é um local muito interessante, com um estabelecimento comercial, que nos permite descansar um pouco, beber uma bebida quente, ou gelada, de acordo com o clima na altura da nossa passagem.







O caminho a partir deste ponto é quase sempre a descer, até chegar a uma ponte, onde encontramos os restos de umas construções antigas, e apanhamos alguns carreiros, quase sempre com a ribeira ao nosso lado. Por aqui vamos encontrando vários campos agrícolas, sendo que uma parte deles se encontram abandonados, embora os socalcos mais perto da Benfeita ainda sejam cultivados pelos habitantes da aldeia.




Entramos novamente na aldeia da Benfeita, agora descendo umas escadas, e em poucos minutos estamos junto ao ponto de partida.



Trata-se de um resumo muito resumido…. Para mais detalhes, só mesmo indo connosco conhecer o caminho de xisto da Benfeita.

Quem gosta, e quiser ver o se escreveu no passado, temos:


Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais