PR2 LSA - Caminho do Xisto da Lousã - Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

A descoberta da Serra da Lousã já vem sendo feita há algum tempo, com diferentes percursos realizados, alguns dos quais tinham em parte cruzado algumas partes deste mesmo caminho.

O percurso começa na Aldeia de Xisto do Talasnal, que ainda há poucos anos tinha um acesso por estrada de terra batida, o que tornava a vinda a este belo local numa aventura mais complicada para os veículos automóveis.

Começamos por entrar na aldeia, e o caminho leva-nos a percorrer um trilho que vai até uma ribeira, onde temos uma pequena ponte de pedra, com água corrente, e talvez com algumas quedas de água mais acima.



A partir daqui é ir subindo um pouco, porque o caminho vai-nos levar até à aldeia de Casal Novo. Nesta pequena aldeia temos uma escadaria que nos faz subir junto às casas, a maior parte ainda em ruinas, passando por um pequeno largo, a meio da subida, até chegar à estrada principal.

Segue-se nova subida, agora por entre pinhais, até que chegamos a um miradouro, já conhecido de outras paragens, e que nos oferece uma vista muito interessante para a Serra e para a Lousã.

A aldeia de Chiqueiro está mesmo aqui ao lado, e logo se ouve o ladrar dos cães que por ali devem andar a guardar os rebanhos, mas estão bem “fechados” dentro das vedações. Nesta aldeia, e para continuar com o percurso, vamos descendo até chegar ao final das casas, tomando a direção da direita, onde um carreiro nos indica a direção que devemos tomar, com destino Vaqueirinho.

O caminho para Vaqueirinho é muito agradável, quase sempre por trilhos, passando por um pequeno curso de água, corrente, límpida e transparente. Depois o caminho fica mais aberto, e há ainda lugar para observar alguma da fauna existente na Serra, sendo necessário ir em silêncio, pois podemos observar os veados... no nosso caso apenas deu para ver ao longe, a saltar dum lado para o outro do caminho...pois só depois parámos a conversa.


Vaqueirinho é talvez nesta zona a aldeia mais reservada, no entanto para podermos prosseguir com o nosso caminho é necessário atravessar a mesma, descendo até encontrar um carreiro, devidamente assinalado, para prosseguirmos até ao final. As placas poderiam conter uma indicação mais esclarecedora, uma vez que apenas à entrada da aldeia existe uma placa indicativa.


Aqui o percurso até ao Talasnal é feito quase sempre por carreiros, em zonas com algum desalive, e com grande distância até aos riachos que passam la em baixo, e dos quais se ouve o correr das águas. Passamos por grandes áreas de castanheiros, que já conhecem estas encostas há muitos, muitos anos.



O percurso não é exigente, mas é muito agradável!



PS. Ainda existem várias geocaches, que podemos encontrar ao longo do caminho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR2 AGN Percurso Pedestre Os Povos das Ribeiras de Piodam