Caminhando junto ao Vale do Rossim


O Vale do Rossim é daqueles locais que são singulares, pois oferece-nos um conjunto de particularidades que podem tornar a nossa passagem pela Serra da Estrela numa estadia ainda mais agradável. A vegetação é distinta daquela que encontramos nos pontos mais altos da Serra, ainda existindo algumas árvores de médio / grande porte, que permitem ter uma agradável sombra nas alturas de maior calor. O lago está situado entre a vegetação mais elevada e alguns aglomerados rochosos, que nesta altura do ano vão sendo intercalados por machas amarelas, oriundas das giestas que vão florindo pela Serra da Estrela.




Saindo o parque de campismo do Vale do Rossim, e onde temos vários percursos pedestres, identificados com diversas cores, embora não correspondendo à sinalética que normalmente identifica estes percursos, acaba por ser uma orientação interessante, embora por vezes seja necessária muita atenção.




A Câmara de Manteigas tem vários percursos que passam por esta zona, levando-nos a conhecer locais de uma beleza muito singular.



O objetivo era a procura de uma geocache, no Corgo das Mós, que se encontrava um pouco distante da estrada principal, embora tivesse um caminho que para alguns veículos de 4x4 possa ser transitável, no entanto o percurso foi feito caminhando.



A paisagem deste lado, para além das rochas típicas da Serra da Estrela, ainda preserva algumas zonas com muita vegetação e árvores, o que é muito interessante, e só é pena a falta de manutenção das matas. Pois alguns carreiros, proporcionariam passeios muito agradáveis.



As vistas no miradouro Corgo das Mós são muito interessantes, permitindo ver uma parte da Serra mais em direção da Guarda, com paisagem menos rochosa, e também ver a Torre lá ao fundo, do outro lado.




Na parte final deste pequeno passeio vimos a descer, por pequenos carreiros, no meio das árvores, embora já com alguma vegetação mais densa nalguns locais, mas mesmo assim muito transitável, em direção à Lagoa do Vale do Rossim, onde o azul sobressai por entre a restante paisagem da Serra.

Pequeno, mas muito agradável passeio.





Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais