Já lá vão 2 anos…


Já lá vão 2 anos desde que este pais começou declaradamente a andar para trás, isto porque nos anteriores o sentido da marcha também já não era positivo, mas pelo menos não tínhamos a noção, ou a vontade de quem nos governa que o resultado fosse este.

O que mais me deixa triste nesta altura é sentir que tudo o que pensei, tudo o que disse, se concretizou ainda para pior, e pergunto-me a mim mesmo, como é que isto é possível? 

Eu, que nada percebo disto, que não tenho ideias politicas, a economia em nada me interessa, para além de saber se o que recebo dá para pagar o que devo… E aqueles, que munidos de folhas de excel, de conhecimentos académicos, de teorias económicas, onde é que eles falharam tanto? Porque é que insistem em levar o barco para o naufrágio certo? 

E nós, porque somos passageiros que apenas nos limitamos a dizer que o caminho não é este, e não ajudamos os responsáveis a tomar um caminho melhor para todos?

Está agora para ser apresentado um novo orçamento para este pais, e uma vez mais as noticias não serão boas, mas eu até já me contentava com o facto de não serem tão más, e acima de tudo, que houvesse uma perspetiva de um dia poderem ser melhores. Mas não é assim, quem nos governa tem uma ideia que me deixa perplexo, porque fomos nós que os elegemos, porque não lutam por nós, e lutam apenas pelos seus interesses próprios e corporativos.

Num país com 10 milhões de habitantes, com alguns milhões de votantes, pergunto-me quantos estão melhor agora do que há 2 anos? Se calhar é um grupo muito restrito, mas financeiramente muito bem estabelecidos, o que lhes permite “comprar” as decisões a seu favor, o que torna, sem dúvida, triste esta nossa “democracia”, fazendo que determinadas pessoas, até aqui bem identificadas com este regime, comessem a pensar em alternativas menos aceitáveis.

Este país está a desmoronar-se, e gostava de ver o futuro, para ter uma ideia de onde estará o nosso PM daqui a 4 anos… será que andará à procura de trabalho no estrangeiro, como muitos agora o fazem… E o nosso ministro da Educação? Estará a dar aulas no privado, no público, a teorizar sobre as péssimas políticas que implementou… E o ministro da saúde? Estará a dirigir a companhia de seguros que lucra rios de dinheiro com o falido Sistema de saúde….

Este ano o povo português está a trabalhar, sem qualquer ganho, 4 dias extra (32 horas)… O país ganhou algo com isto?

Uma parte da população está a trabalhar mais 20 horas mensais, mais 220 horas por ano. O país irá ganhar algo com isto?

Os salários diminuíram, os impostos aumentaram. O país ganhou algo com isto?

As pessoas estão menos motivadas, sem interesse, nalguns casos com enormes problemas psicológicos, e sem o devido acompanhamento. O país ganhou algo com isto?

O ensino está mais caro, não sendo preenchidas as vagas no ensino superior, não por falta de alunos, mas por valores elevados de propinas (mais de 1000€ anuais, no ensino público) … com salários menores, mais impostos… o pais ganhou e irá ganhar algo com isto?



Enfim, isto vai num caminho em que poucos irão lucrar com todos… e estes, desgraçados irão sempre dar-lhes os seu voto… pelo que se calhar merecemos o que nos está a acontecer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais