E já lá vão 40 anos…


É verdade, hoje é um marco muito importante na minha vida, pois posso considerar-me uma pessoa que aos 40 já alcançou muito daquilo que sonhou enquanto criança.

Não é fácil a vida nos nossos dias, e cada vez mais temos de nos concentrar nas pequenas coisas, naquilo e naqueles que nos podem trazer alegria e ajuda nos momentos mais complicados.

Ao longo destes anos, uma parte foi passada, um bocadinho mais e 1/4, e muito bem vivida, na minha aldeia, no concelho de Arganil. Esta vivência foi muito feliz, e cheia de aventuras, em que tinha a companhia do meu irmão Pedro, que foi sem qualquer dúvida um ser humano fantástico, que já partiu, injustamente, mas que certamente estará agora, onde estão todos os que vivem por bem, a dar continuidade à sua vivência terrena.

A segunda fase foi mais complicada, implicou uma passagem da aldeia para a cidade, na idade da adolescência. Durou cerca de 15 anos a vivência na cidade de Coimbra, onde vivi excelentes momentos, conheci pessoas fantásticas, mas também onde houve alguns dos sofrimentos mais dramáticos. Felizmente tudo se vai ultrapassando…

E posteriormente o destino foi um pequeno concelho nos arredores de Coimbra, onde ainda me sinto como não sendo a minha terra, mas pouco a pouco as coisas vão mudando, vamos conhecendo os diversos cantos, e ficando fascinados com os locais que encontramos, e que passamos a tratá-los como se já fizessem parte da nossa vida há muito tempo.

A família foi, desde sempre uma prioridade para mim, embora nem sempre saiba gerir da melhor forma todas as escolhas e opções a tomar. Não tenho palavras para agradecer a cada momento que me é proporcionado pelas minhas 3 princesas, são sem qualquer dúvida a razão da minha existência, e que têm acolhido, com toda a paciência, as minhas opções, que por vezes vão para além daquilo que seria desejável.

Uma das minhas grandes falhas ao longo dos últimos anos, mais precisamente dos últimos 12, tem sido no facto de não saber encarar, e acima de tudo de não partilhar, o facto de ter sido afetado por uma doença, que não é grave, mas que nos limita, por vezes nas nossas opções e escolhas. Desde 2001 que, sem saber porquê, fiquei afetado por Diabetes, e sem forma de me livrar desta doença, não há como escapar, só há como tentar controlar, e nem sempre tem sido simples, especialmente porque desejava poder fazer tudo como se isto não existisse, mas existe…

Nos últimos 5 anos também me tenho dedicado a um “desporto” alternativo, que me têm proporcionado grandes momentos, grandes conquistas pessoais, que para mim são essas que contam mais, alcançar algo que eu próprio deseja conseguir é muito mais importante que fazer mais e melhor que os outros, porque cada um tem, especialmente num passatempo, os seus objetivos e motivações. O meu obrigado a todos os amigos que conheci ao longo destes anos, e que me acompanharam mostrando locais fantásticos e participando em excelentes aventuras. Espero poder continuar a contar com todos vocês para no futuro descobrir novas caches em novos locais.




Foi apenas um breve resumo, agora que já não tenho trinta anos…

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR2 AGN Percurso Pedestre Os Povos das Ribeiras de Piodam