Viva a miséria portuguesa


Hoje, um dia depois de Portugal ter ganho ao Luxemburgo por 2-1, e acima de tudo, depois de nos terem sido dadas perspetivas de que vamos ter um futuro melhor por parte de sua Exa. O Primeiro Ministro, cujo nome nem sequer quero referir, pois só me vêm à mente palavras cuja descrição são impróprias, confesso que se futuro existe não é para nós, não é aqui.

Custa-me a escrever isto, porque sei que, pelo menos de forma consciente, não contribuí para nada do que está a acontecer, no entanto vejo-me forçado, obrigado, a contribuir para este roubo que me estão a fazer, e o que posso fazer? O que podemos fazer?
Lembro-me, quem não se lembrará, das “lágrimas de crocodilo”  deste mesmo animal que agora nos governa, quando ainda durante a vigência do anterior governo, nos veio pedir desculpa por ter ajudado a aprovar algo que não achava correto, mas diga-se, comparado com o que ele tem feito com o seu povo, aquilo não representava nada.

Existiu muita culpa no que agora estamos a sofrer por parte do governo anterior, mas não podemos justificar as nossas escolhas, as nossas ações com o que está para trás, isso serviu para ganhar eleições, depois de ganhas então passou a ser nossa responsabilidade governar, e também assumir as politicas que pretendemos por em prática.

O que mais me custa é ver um povo regredir cerca de 30 anos, e pior ainda, aceitando isto tudo como uma inevitabilidade. Nada é inevitável para além da morte. Tudo pode ser mudado, tudo pode ter um rumo diferente. Existem sempre outras opções, umas muito melhores, outras muito piores!

Gostava que alguém do PSD ou do CDS ou que partilha desta ideologia, me explicasse como é que as coisas vão melhorar? Para quem? A minha teoria, muito própria, mas olhando para currículos impolutos dos nossos governantes, é a de que terminado este mandato os seus futuros empregadores estão mais fortes para então lhe fornecer todo o bem-estar económico que um ex-governante poderá necessitar de volta a uma vida empresarial, por seu próprio mérito e qualidades de gestão, sem qualquer influência e/ou amizades ou trafulhices.

Era bom que “amanhã” todos tomássemos consciência disto, que víssemos que podemos mudar, porque assim não vamos a lado nenhum.

Eu e todos o que ainda temos trabalho vimos agora que um salário já foi, e foi para sempre, porque passar a ter mais 7% de imposto é para sempre! Obrigado, era mesmo isto que nós precisávamos. O outro salário, poderá sofrer do mesmo destino. O IRS, sem menção no discurso, vai também ser agravado … E como é que dizem que não aumentam impostos? Somos todos burros neste país?

Será que não poderíamos chegar junto da troika e dizer: “Nós já tirámos 10% aos trabalhadores… 10% a outras despesas… agora chegou a vez de tirar 10% aos juros que pagamos!” Porque é que o capital nunca é beliscado? A não ser o nosso, aquele sai do nosso esforço.

Quem me dera ter um espírito critico como o excelente gestor que agora está à frente da RTP pelas suas excelentes qualidades de gestão, especialmente identificadas quando teve a nobre ideia de dizer que o PM atual é o melhor, pois assim seria também um bom candidato a qualquer cargo de nomeação… é assim, a qualidade vê-se pelo quanto elogiamos quem está no poder.

Bem, a tristeza é completa, a indignação ainda maior, mas  enquanto há vida há esperança, e ou mudamos isto aqui, ou vamos embora, porque viver para alimentar esta escória não é  vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR6 - Trilho dos Amiais