Uma greve geral... em Portugal


Já lá vão alguns anos desde que iniciei a minha actividade a nível laboral, e ainda mais desde que existo na democracia portuguesa, e até hoje nunca tinha sequer considerado hipótese de fazer parte do conjunto de pessoas que resolve manifestar-se através da greve.

Não concordo com as medidas que nos estão a ser impostas por este governo, nem pela forma como a Europa está a tentar resolver esta crise, pois creio que o final não será o mais agradável, tanto para nós, pequeno país do sul, como para os que se encontram mais a norte e se julgam melhores (e talvez até tenham uma gestão mais eficiente).

A minhas grandes questões são: será que para uns povos progredirem é necessário que exista o retrocesso de outros? Será que para a Ásia subir uns degraus na civilização, tem a Europa que descer? Ou será que tudo isto tem a ver com o movimento de capitais, que devido a esta tão "bonita" globalização sem regras faz com que se deixe de investir o dinheiro nos países de origem, naqueles que vão depois consumir os produtos e se passe a produzir onde a mão de obra é mais barata e menos protegida... Enfim, o que é mais dramático é que o neo-liberalismo, quer tenha sido adoptado por "pseudo" partidos socialistas, que apenas mantém o nome, ou por partidos que vêm que a melhor regulação é não haver regulação, nos têm levado a este fim, e nada se faz para que isto pare. 

Tivemos este ano as chamadas primaveras árabes, e talvez tenha chegado o momento de os povos começarem a pensar em primaveras, para colocar estes "mercados" no seu devido lugar, ao serviço da humanidade, e não servindo-se dela. Talvez seja altura de quem tudo ganha sem nada fazer (especulação dos mercados) tenha de começar a produzir algo para algo ganhar.

Tudo isto para expressar a minha tristeza pela forma como é governado Portugal, como é governada a Europa, e pela orientação politica no mundo. No entanto continuo a ter alguma esperança, embora cada vez menos, que quando houver eleições os povos se revoltem e vejam que podem pensar diferente, ou que surjam, alternativas para além daquelas que nos têm governado.

É normal que o governo Português tenha legitimidade para fazer tudo o que está a fazer, porque a maior parte dos Portugueses  votou, e pior do que isso, em sondagens apoia o governo, então porque faz greve, se apoia??? Eu não concordo, não faço greve, e quando houver eleições vou exprimir a minha discordância.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

PR2 AGN Percurso Pedestre Os Povos das Ribeiras de Piodam