Caminhos cortados - Percurso da "Peneda da Sombra" em Piódão

 

O relato de uma caminhada normalmente tem por objetivo dar a conhecer um belo percurso que tivemos oportunidade de realizar, mas neste caso, apesar de ter existido pontos de muito interesse, houve algo que me deixou triste, e não havendo informação adicional, torna ainda tudo menos compreensível.

No largo do Piódão temos informação sobre o “Percurso da Penedada Sombra”, e lendo o mesmo, com a indicação de uma subida, o que me parecia algo interessante, uma vista lá de cima, bem como uma cascata, era algo que me despertava o interesse, ainda para mais a informação no placard parecia corresponder a um bom percurso.

"O percurso é realizado, em parte, no caminho utilizado na ligação entre as aldeias do Piódão e da Malhada Chã, nas incontáveis idas e vindas feitas a fim de ir trabalhar aqui ou acolá, transportando materiais pesados, como traves, lenha e molhos de mato, nas idas a missa, a escola, no transporte os mortos, para serem sepultados no cemitério do Piódao, e também para ir e vir das festas, umas das poucas oportunidades de divertimento da população. O percurso inicia-se no largo da aldeia do Piódão e, por ser circular, termina no mesmo local. Depois de sair da aldeia, percorre 800m por entre os socalcos a sul, segue ate ao Capril e continua subindo atá à Peneda da Sombra. Na descida de regresso a aldeia, percorre o velho caminho utilizado pelos habitantes locais para aceder aos baldios, terrenos privados situados a meia encosta, para a recolha de lenha, matos e para pastorear as cabras."

Comecei a subir, e a ausência de marcações é algo que está presente em todo o caminho (embora numa parte se note que por ali já existiu um percurso com tendência para uma Pequena Rota), mas como tinha tirado do wikiloc um ficheiro, prossegui.

Existem partes em que temos de ir por trilhos, o que é sempre agradável, e outras em que o caminho é feito por estradões.

As paisagens, sem grandes árvores, são agradáveis nesta altura, porque têm vários cursos de água a descer da montanha, pois apesar de chegarmos aos 920m, esta montanha aqui, por cima do Piódão vai até aos 1341 no Alto de S. Pedro ou no ponto mais alto até aos 1418  no Pico de Cebola.

Para mim o ponto alto deste percurso é sem dúvida a cascata que dá o nome ao percurso, “Peneda da Sombra”. Aqui temos um local que já teve intervenção humana, com escadas de madeira, que nos levam quase até debaixo da cascata, e também 2 mesas com o intuído primordial de fazer um pic-nic.


Infelizmente os pontos negativos acabam por ser os acessos, pois se por um lado podemos passar, embora por lá existam vedações e cancelas (estas junto ao Capril, mas ainda sem cadeado), que não estando fechadas, permitem a abertura e depois respetivo fecho, mas é questionável a sua existência e não existe qualquer indicação no sentido de não passar, de ser propriedade privada… ficando sempre a dúvida sobre a legalidade da nossa passagem, embora as estradas tenham sentido de ser / ter sido passagem pública. O próprio percurso parece ter sido construído, ou pelo menos sinalizado por entidades públicas, embora pareça estar ao abandono.


Não vi por lá animais a pastar, nesta zona, mas parece que o intuído das vedações poderá estar relacionado com animais, ovelhas, cabras, etc…

No entanto, ao continuar o percurso, chegamos a um ponto onde temos duas cancelas, sendo a meio caminho entre 9- Miradouro e  10 - Poisos, e ambas estão com a passagem limitada, porque estão fechadas a cadeado, sem qualquer indicação também de qual o motivo do fecho das mesmas, logo que tiver visto o percurso assinalado, pode chegar aqui, e sem qualquer informação, ficar bloqueado, e ter de voltar para trás.

É pena, porque o percurso que vem debaixo, da estrada, vindo da eira comunitária do Piódão,  pode ser feito sem problemas até estas cancelas, passando pelos Poisos, sendo é um trilho interessante.

Era sem dúvida um percurso a recomendar, não comparável com o PR2 / PR2.1, que liga Piódão a Foz de Égua, mas que permitia uma vista diferente desta serra, com passagem por uma bela cascata… Mas assim sendo, o ideal será, pelo menos para já, encontrar outros caminhos, até que um dia se possam abrir as cancelas.

Um resumo do percurso em Wikiloc:

Powered by Wikiloc






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Serra da Estrela, entre a Lagoa Comprida e o Covão dos Conchos

PR6 - Trilho dos Amiais